Setor produtivo aciona Itamaraty para intermediar acesso a fertilizantes

Mais de 90% dos principais insumos agrícolas usados no país são importados

Setor produtivo aciona Itamaraty para intermediar acesso a fertilizantes. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
P
Poder da Capital

Os produtores de matérias-primas para a agricultura acionaram o Itamaraty para conseguir fornecedores emergenciais de fertilizantes. O temor é que a escassez possa afetar a próxima safra, cujo plantio começará em agosto. Grande parte da produção de alimentos do Brasil depende do mercado externo. Mais de 90% dos principais fertilizantes agrícolas usados no país são importados; e a pequena parte fabricada aqui também precisa de insumos que vêm de fora. 

A dependência do exterior representa riscos que ficam mais evidentes em momentos de crise internacional, como a atual. Especialistas apontam que a situação começou a piorar com o início da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Os russos eram grandes exportadores de enxofre, mas com a continuidade do conflito, passaram a ter de importar para suprir a demanda interna. A China também parou de exportar fertilizantes para priorizar o mercado interno. 

A possibilidade de um acordo entre Irã e Estados Unidos já ajudou a derrubar o preço de fertilizantes derivados de petróleo, mas a preocupação continua, como destaca o diretor-executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-Primas para Fertilizantes, Bernardo Silva.

"Haverá um aumento de custo de produção da nossa safra de diversas lavouras. Não apenas soja, mas milho, trigo, algodão, que utilizam bastante fertilizantes. Agora, o nível que vai afetar ainda é uma interrogação", disse. Além de uma solução emergencial, Silva defende a adoção de medidas que favoreçam e incentivem a produção nacional nessa área.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirma que já acionou representações diplomáticas em diversos países. O objetivo é fazer um apelo aos governos locais para liberar a exportação de insumos e fertilizantes. Segundo o Itamaraty, o tema é prioridade do ministro Mauro Vieira em missões internacionais.